domingo, 16 de março de 2014

II Simpósio de Meio Ambiente da Unipampa – 6, 7 e 8 de março de 2014 – São Gabriel/RS



O evento foi uma realização dos estudantes da Unipampa, dos curso de Gestão Ambiental, Engenharia Sanitária e ambiental, Ciências Biológicas, Biotecnologia e Engenharia Florestal.
Foram aproximadamente 250 participantes presentes, oriundos de Caçapava do Sul, São Gabriel, Santana do Livramento, Dom Pedrito, Alegrete, São Borja, Santa Maria, Pelotas, Ijuí e outros.

De que se trata o evento? O que é meio ambiente afinal?

Meio ambiente por muitas vezes é entendido apenas como belezas naturais que são preservadas em florestas, áreas de preservação permanente (APPs), reservas legais e parques. Mas é necessário entender que meio ambiente está muito mais perto de nossa realidade. Meio ambiente está em nossa casa, nossa rua, nossa escola, nossa cidade, no campo, em nós e todo lugar a nossa volta. Pensar em meio ambiente é pensar em água, esgoto, lixo, saúde, alimentos saudáveis, ar puro, rios limpos, etc.. É qualidade de vida para nós hoje e para nossos filhos(as), netos(as) e próximas gerações. Todos nós somos responsáveis, pois as cicatrizes que deixamos na terra não atingem somente a nós, mas todos a nossa volta.


Figuras: meio ambiente= nós e tudo a nossa volta. Respectivamente: Imagem aérea de São Gabriel, imagem típica do Bioma Pampa.

Por que realizamos este evento?

Um Simpósio é uma reunião para discussão de um tema. Vários debatedores são convidados para levantar perguntas e ideias no público presente. O Simpósio de Meio Ambiente da Unipampa é uma iniciativa dos estudantes. Tudo começou em 2012 quando os estudantes de Caçapava do Sul e de São Gabriel entenderam que precisavam de um evento para se encontrar e discutir esse assunto. Perceberam que estudavam assuntos muito parecidos, mas em cidades diferentes e separados, e que um encontro poderia ajudá-los a resolver problemas comuns, a pensar em novos projetos em conjunto, a trocar informações. Para isso os estudantes participam juntos de palestras e também tem a possibilidade de apresentar seus próprios projetos e trabalhos. O primeiro Simpósio ocorreu nos dias 5 e 6 de abril de 2013 em Caçapava do Sul e contou com aproximadamente 230 participantes da Unipampa, da comunidade local e de outras universidades. O segundo simpósio ocorreu nos dias 6, 7 e 8 de março de 2014 em São Gabriel e manteve a quantidade de público. Ocorreram palestras, oficinas, minicursos, apresentações de trabalhos, visita técnica, passeio turístico, festa e música. 

Figuras: I Simpósio em Caçapava do Sul nos dias 5 e 6 de abril de 2013. Respectivamente: Conferência de abertura, público presente, foto de encerramento.

 
Figuras: II Simpósio em São Gabriel nos dias 6, 7 e 8 de março de 2014. Respectivamente: Conferência de abertura, público presente, Mesa com apresentação de trabalhos em modalidade oral, apresentação de trabalhos em modalidade pôster, foto de encerramento.

O que discutimos no simpósio?

Um dos temas mais importantes presentes no primeiro e no segundo simpósio foi o nosso bioma Pampa. Falar do Pampa é falar da cultura gaúcha, dos nossos campos abertos onde sopra o minuano e dá pra perder a paisagem de vista. Falar do nosso bioma é uma forte discussão quando se fala em economia e conservação. Ao mesmo tempo em que se quer estimular a economia da Metade Sul, também se questiona, até quando o nosso Pampa vai permanecer? O plantio de árvores na silvicultura e o rápido avanço de áreas plantadas com arroz e soja preocupam a permanência do manejo com gado bovino e ovino. O Pampa que conhecemos só vai permanecer se o gado for mantido no campo nativo. Para isso se discute a necessidade de incentivo com políticas públicas para os produtores manejarem o campo nativo. Existe uma chance única na Metade Sul para conservar um bioma, a cultura do gaúcho e desenvolver uma região, não podemos perder essa oportunidade.

 Figura: o Pampa e o Gaúcho – sustentabilidade.

O que se produziu de prático no evento?

A partir dos 75 trabalhos apresentados por participantes no primeiro e no segundo simpósio serão publicados livros com o objetivo de divulgar os trabalhos dos estudantes e o evento. Os livros serão disponibilizados na internet em forma de e-book para acesso público e sem custo.

O que esperar para os próximos eventos?

A sede do próximo evento muito provavelmente será o campus Alegrete da Unipampa. Uma das principais ideias é que se incentive a participação de todos os cursos da Unipampa no evento, pois se entende que meio ambiente faz parte da formação de todos os estudantes e cidadãos. Incentivar uma maior presença da comunidade local no evento também é objetivo dos próximos eventos.



Figura: Banner do Evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário