Normas de Resumos e Apresentações


Prazo para submissão encerrado.

Sessões de Comunicação

As sessões de comunicação são diferentes temáticas para envio de resumos, com o objetivo de proporcionar a participação de diferentes cursos com apresentação de trabalhos em diferentes temas. Será aberta chamada para submissão de resumos.

Seu objetivo será oferecer aos participantes do Simpósio a possibilidade de tomarem conhecimento de diferentes trabalhos de pesquisa, ensino e extensão na temática ambiental.

As temáticas das sessões de comunicação serão:

1) Desenvolvimento e meio ambiente: trabalhos ligados à questão ambiental, preferencialmente no âmbito da Metade Sul do RS, com propostas que tenham como premissa além da conservação ambiental, a qualidade de vida e a viabilidade econômica na região;  

2) Inovação, tecnologia e meio ambiente: trabalhos com uma interface entre tecnologia e meio ambiente; trabalhos com enfoque na inovação e meio ambiente; trabalhos em biodiversidade;  

3) Educação e comunicação ambiental: trabalhos de educação ambiental em suas diferentes propostas e metodologias aplicadas em diferentes espaços de convivência social (escolas, comunidades, organizações, etc.).

Os trabalhos serão submetidos, na forma de resumo, para uma das três sessões de comunicação, sendo permitido apenas 1 (um) trabalho por autor em cada sessão.

O resumo deve apresentar:

- breve introdução sobre o trabalho e o problema pesquisado;

- metodologia utilizada, ou a ser utilizada, de forma concisa e clara;

- síntese dos resultados obtidos ou dos resultados esperados.

Serão aceitos somente os resumos em formato WORD (.DOC ou .DOCX), que atenderem aos quesitos especificados e observarem as normas da Língua Portuguesa. 

Avaliação

Cada resumo recebido será encaminhado a um membro do comitê científico e receberá duas notas:

1)    Nota relativa à qualidade em termos de escrita e clareza do resumo;
2)    Nota relativa à coerência do trabalho com a temática da sessão de comunicação e com o evento.

Os 3 trabalhos com a pontuação mais alta em cada sessão de comunicação serão apresentados de forma oral.

Apresentações orais

Os três melhores trabalhos de cada sessão serão apresentados de forma oral em mesa redonda no dia 7 de março a partir das 14 horas no salão principal do evento.
Na apresentação de cada sessão, os 3 apresentadores terão 10 minutos para apresentar cada trabalho. Após apresentação, os trabalhos serão debatidos por membros do comitê convidados para a mesa e pelos ouvintes.
Os 3 melhores trabalhos das 3 temáticas de sessões de comunicação serão apresentados e discutidas na mesma tarde.

Obs.: os autores serão consultados para verificar disponibilidade de apresentação oral.

Apresentações em Pôster

Os trabalhos que não atingirem as 3 melhores pontuações de cada sessão de comunicação para a modalidade oral serão apresentados em pôster no dia 6 de março entre 16:00 e 18:00 horas no salão principal do evento.
É opcional para os trabalhos aprovados em modalidade oral também apresentarem pôster.
A confecção dos pôsteres poderá ser realizada conforme modelos ecológicos, ou no verso de um pôster usado, ou ainda em pôster novo.
As dimensões devem ser respeitadas com largura: mínima 50cm e máxima 90cm, e altura: mínima 80cm e máxima 120cm
É obrigatório que o pôster seja confeccionado com cordão para pendurar.
Pelo menos um dos autores do trabalho deverá estar presente junto ao pôster para debates e comentários.

Normas de formatação do resumo

O resumo deve ser elaborado de preferência a partir do modelo disponível no link:

USE ESTE MODELO DE RESUMO

Deverá possuir no máximo 500 palavras, em Times New Roman, corpo 12, margens (superior e inferior de 2,5cm; esquerda e direita de 3,0cm), e espaço simples. Não estão inclusos no número de palavras o título e as referências bibliográficas. As referências bibliográficas são opcionais, não são obrigatórias.

O título do trabalho deve ser em caixa alta, fonte Times New Roman tamanho 14, negrito e centralizado.
O(s) nome(s) de autor(es) e coautores(as) devem constar logo abaixo à direita, com filiação (sigla da instituição) entre parênteses e e-mail (entre parênteses).
As palavras-chave (mínimo 3 e máximo 5) e a(s) referência(s) bibliográfica(s) seguem abaixo do resumo e devem respeitar as normas da ABNT.

Submissão

Os resumos serão enviados para o e-mail: resumosmaunipampa@gmail.com e no corpo do e-mail deve constar o nome do trabalho, autor (es) e sessão de comunicação do trabalho.

Os resumos submetidos e aceitos só receberão certificado mediante confirmação de inscrição de um dos autores no evento.

O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original. Ou seja, os textos enviados não são passíveis de substituição e/ou modificações após o período de sua submissão.

Todos os textos aprovados serão automaticamente publicados no Site e nos Anais do Simpósio.

Os autores e co-autores, ao enviarem o texto/proposta para avaliação, estarão cedendo ao Simpósio a propriedade literária e todos os direitos autorais do referido trabalho em versão impressa e eletrônica.

Lembra-se aos autores e co-autores a importância do atendimento aos padrões éticos nas pesquisas.

Os dados informados no cadastro são de inteira responsabilidade dos autores e deverão estar corretos, pois serão utilizados para todos os processos futuros referentes ao autor e/ou ao trabalho (emissão de documentos, publicações, certificados, etc.).

Os textos que por qualquer razão deixarem de atender, parcial ou integralmente, a qualquer das condições acima, serão excluídos pelos avaliadores.

Prazo (Prorrogado)

A data final para envio dos resumos unicamente no e-mail indicado é dia 10 de fevereiro de 2014.

Os resumos serão avaliados pelo Comitê Científico até o dia 17 de fevereiro de 2014.  

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