O Evento




O II SIMPÓSIO DE MEIO AMBIENTE DA UNIPAMPA parte da necessidade de integração identificada por alunos de cursos ligados à questão ambiental da universidade. Vem da pretensão por realizar discussões entre os cursos e estudantes que tem afinidades, promovendo assim maior integração, debates, questionamentos e contribuições para a comunidade acadêmica mais voltada à questão ambiental na UNIPAMPA. 

Estudantes dos cursos de Gestão Ambiental e Engenharia Sanitária e Ambiental promoveram a primeira  edição. Agora na segunda edição além dos primeiros, também tem o apoio de Ciências Biológicas, Engenharia Florestal e Biotecnologia na organização.

Em sua primeira edição o evento reuniu 230 pessoas, entre estudantes, professores, técnicos e a comunidade no Campus Caçapava do Sul. A demanda pela continuidade da realização deste evento ficou clara devido à grande procura e interesse com o esgotamento de todas as vagas disponibilizadas. Também durante e após o evento os participantes demonstraram o interesse por apoiar novas edições partindo desta iniciativa. Nesta segunda edição, esperamos que o evento possa contribuir ainda mais para as discussões sobre meio ambiente na Universidade e fora dela, principalmente para a Metade Sul (MS) do Rio Grande do Sul (RS).

http://www.unipampa.edu.br/portal/images/fotos/02_09032013.jpg
Figura 1: Mesa de abertura do I Simpósio de Meio Ambiente da Unipampa.
Fonte: Unipampa.

O evento colaborará no sentido de discutir o tema que é relevante tanto na academia como na atuação profissional, levando em conta a crescente preocupação global sobre o meio ambiente e a necessidade de repensar e modificar a relação exploratória estabelecida pela sociedade em seu meio.

Parte significativa das palestras e discussões será voltada para a questão regional do meio ambiente, com o objetivo de aliar o evento a um dos maiores objetivos da Unipampa: proporcionar o desenvolvimento regional na MS do RS, e com isso também no Bioma Pampa.

Os alunos terão também oportunidade de atualizar e/ou aperfeiçoar sua formação acadêmica por meio de palestras, minicursos e oficinas oferecidas em diferentes áreas do conhecimento. Em horário e normas específicas ocorrerá apresentação de trabalhos nas modalidades oral e pôster, com o intuito de socializar e fortalecer trabalhos acadêmicos e possíveis colaborações entre cursos e entre os campi.

O II SIMPÓSIO DE MEIO AMBIENTE DA UNIPAMPA, será sediado em sua segunda edição no campus São Gabriel, nos dias 06, 07 e 08 de março de 2014.  

http://porteiras.unipampa.edu.br/cacapava/images/fotos/04_09042013.jpg
Figura 2: Comissão Organizadora no encerramento do I Simpósio. 
Fonte: Unipampa.

http://www.farrapo.com.br/portal/galerias/resize_1365362965.jpg
Figura 3: Público presente no I Simpósio. 
Fonte: Farrapo.

Objetivos 

O evento tem como objetivo reunir os estudantes e cursos voltados à questão ambiental na Unipampa, pois ainda não existe um espaço institucional com esta característica. Acredita-se que com essa abertura tronar-se-ão possíveis diversos trabalhos e colaborações na instituição referentes à questão ambiental. Portanto, espera-se que o contato e socialização de trabalhos e experiências durante o evento potencialize a discussão ambiental na Unipampa.

Além desse objetivo geral são também objetivos específicos:

- Discutir e trocar experiências sobre ensino, pesquisa e extensão em meio ambiente a partir de diferentes enfoques e abordagens;

- Discutir a problemática do meio ambiente na MS do RS, região onde a Unipampa tem o propósito de promover o desenvolvimento regional;

- Promover este Simpósio como espaço fundamental para as discussões ambientais na Unipampa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário